Parcerias que promovem o desenvolvimento tecnológico, científico e ambiental marcam a abertura da Cachoeiro Stone Fair 2017

Com a presença do governador Paulo Hartung, do prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho,  demais autoridades, representantes das entidades setoriais e de um grande número de empresários foi inaugurada mais uma edição da Cachoeiro Stone Fair na noite desta terça-feira, 22. A solenidade foi marcada por uma série de acordos que prometem alavancar ainda mais o setor de rochas ornamentais no Estado.        

O presidente do Sindirochas, Tales Machado, anunciou uma parceria entre o órgão e o Sistema Findes que prevê a construção de um laboratório de análises e ensaios que atenda toda a cadeia produtiva. “O setor é responsável por 80% das exportações do país e, até então, o Espírito Santo não conta com um espaço que atenda as demandas do segmento. Este laboratório será um grande avanço”, conta o presidente, que estima que o empreendimento seja inaugurado até o final do próximo ano.

Na ocasião, outros dois documentos foram assinados: o Protocolo de Entendimento para a estimular a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a inovação no setor de rochas ornamentais, pactuado entre Sindirochas, Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o Memorando de Entendimento entre o Porto Central e o grupo desenvolvedor do terminal de carga geral do referido porto, o qual poderá reduzir custos e agilizar o processo de escoamento de produtos da região sul.

Em sua fala, o presidente do Sistema Findes, Leo de Castro, destacou a importância do setor para a economia do estado. "A indústria de rochas traz orgulho para o Espírito Santo, é uma marca do Estado e resume bem o que a nova diretoria da Findes propõe: inovação, produtividade e desenvolvimento de mercados. Somente neste ano, a Findes entregou mais de R$ 30 milhões em investimentos para a indústria local. Queremos torná-la a mais competitiva e produtiva do Brasil".

Na sequência, o prefeito Victor Coelho ressaltou a importância da feira. “A Cachoeiro Stone Fair representa muito para a economia da nossa região e vamos continuar apoiando a realização do evento cada vez mais”.

Já o governador Paulo Hartung fez questão de elogiar o estágio de desenvolvimento no qual o setor se encontra. “Está em franco crescimento no Estado e conquistou importantes avanços nas áreas social, trabalhista e na relação com o meio ambiente. É um exemplo para o país e, se continuar nesse ritmo, logo será exemplo para o mundo todo”.

A Cachoeiro Stone Fair vai até o dia 25 de agosto e conta com a participação de mais de 200 expositores que preparam lançamentos em máquinas, insumos, equipamentos e tecnologia, além de apresentar as tendências em mármores e granitos.

 





Entre em contato com nossa equipe pelo email info@cachoeirostonefair.com.br ou telefone: +55 27 3434 0615 / +55 27 3434 0616