Com 35 anos de história e credibilidade, a Cachoeiro Stone Fair encerra mais uma edição, reforçando a sua relevância como um dos maiores eventos do setor de pedras naturais do país e uma das principais vitrines de negócios da América Latina.
Durante os quatro dias de evento, passaram pelo Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa, 18 mil pessoas que vieram de todos os estados brasileiros, Distrito Federal, e de mais 25 países. Desse total, 30% se refere a novos participantes.
O maior número de visitantes estrangeiros veio dos EUA, China, Itália, Argentina, Espanha, Índia, Portugal e Coreia do Sul. Para o presidente do Sindirochas, Ed Martins, a feira superou todas as expectativas, desde o primeiro dia. “Os empresários confirmaram a movimentação nas empresas e os negócios gerados, e todos estão muito felizes com o resultado. O público também está encantado com os estandes, os layouts e os corredores mais amplos, que facilitaram a circulação. Tudo isso contribuiu para o sucesso da feira. Esta 35ª edição nos presenteou com um resultado maravilhoso!”, comemorou.
Quem também comemora é a Toledo Mineração. A passagem da empresa pela Cachoeiro Stone Fair teve 100% de aproveitamento com todos os blocos vendidos. Eles expuseram quatro blocos de jazidas próprias, os já conhecidos Ornamental White e White Pearl e dois lançamentos: Platinum e Cartier Crystal. “Depois de 10 anos estamos voltando para o setor com a venda de blocos e já alcançar esse resultado aqui na feira é animador”, declarou a CEO da empresa, Josy Toledo.
O presidente do Centrorochas, destacou que a Cachoeiro Stone Fair é uma oportunidade para todos mostrarem seus lançamentos, equipamentos e novidades. “Encerramos esta edição mais uma vez de forma bem sucedida. A feira atingiu plenamente seus objetivos: atraiu público do mercado interno e externo, proporcionou um espaço para fortalecer relacionamentos e apresentou as inovações e os materiais das empresas capixabas”, completou.
De Goiás, a marmorista Fernanda Martins aproveita a Cachoeiro Stone Fair para fazer bons negócios e visitar as empresas. Ela retorna para casa com uma carga de granito garantida para seu empreendimento. ‘Desde que comecei a frequentar a feira em 2022, não parei mais. É a chance de ver as novidades em primeira mão. Negociar por telefone é uma coisa, mas olho no olho é muito melhor, diz.
Conexões e oportunidades futuras
O encerramento da Cachoeiro Stone Fair 2024 dá início a uma nova fase: a dos fechamentos de negócios. Empresas e profissionais saem da feira com um leque de novas possibilidades a serem exploradas, garantindo que os impactos da edição 2024 se estendam bem além dos quatro dias de evento. A expectativa é de que as conexões estabelecidas durante o encontro resultem em parcerias duradouras e novos negócios ao longo dos próximos meses.
“A feira é apenas o começo,” comentou a executiva de vendas da Marbrasa, Daniela Bazoni. “Agora, vamos começar a transformar o que foi discutido e acordado aqui em projetos concretos e colaborações frutíferas que impulsionam o setor.”
Com a empresa italiana Pedrini como sócia, a Rexfort chegou à feira para reafirmar sua posição no mercado e estabelecer novos contatos. Eles trouxeram máquinas que, embora já façam parte do portfólio, foram aprimoradas para aumentar a produtividade, reduzir custos e maximizar a rentabilidade. “Alcançamos nosso objetivo de fortalecer nossa posição no mercado como uma empresa que oferece tecnologia de ponta para alta performance. Assim, saimos da feira com conexões ainda mais sólidas, que nos ajudarão nos futuros negócios”, destaca o diretor Marcio Migliavacca.
Em um clima de otimismo, Flávia Milaneze, CEO da Milanez & Milaneze, empresa organizadora do evento, compartilhou suas impressões sobre a 35ª edição, enfatizando a inovação, a diversidade e a grandiosidade que encantaram os participantes. “A Cachoeiro Stone Fair já faz parte do calendário internacional de feiras e há 35 anos é responsável por apresentar os lançamentos em pedras naturais, máquinas e insumos, atraindo cada vez mais a presença de compradores nacionais e internacionais e a participação de marmoristas de todo o país, que aguardam ansiosos pelo tradicional Encontro de Marmoristas, com capacitação e troca de experiências. O clima nesta edição foi de muito otimismo, a feira conseguiu surpreender com a ousadia e diversidade na aplicabilidade das pedras, com as novidades em acabamentos e cores, com sua grandiosidade e realmente encantou os participantes, que já saem esperando pela próxima edição, que sempre tende a ser maior e mais surpreendente”, comentou.
Realização: Milanez & Milaneze
Promoção: Sindirochas, Cetemag e Centrorochas
Patrocinador Anfitrião: Sicoob Credirochas
Patrocínio: Confea Crea-ES Mútua-ES
Patrocinadores Bronze: Bandes, Banestes e Banco BS2, FINDES SESI SENAI, Banco do Nordeste.
Apoio: Sebrae, Rede Vitória, Apex, Folha Business, Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim.
Transportadora oficial: Latam Airlines.